quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Roupa Suja




Curioso como os habitos do ser humano se modificam ao longo dos tempos. Antigamente existiam as lavadeiras que lavavam as roupas das suas familias nos rios, nos lagos, em nascentes, enfim, basicamente em qualquer poça de agua com mais de 1m2. Até aqui tudo bem, o problema é que toda a fauna existente nas ditas cujas morria assim que as primeiras ceroulas ou peúgas eram mergulhadas na agua outrora limpida e cristalina (não vale a pena dizer qual a cor após este elaboradíssimo processo de lavagem pois não?!). Isto já para não imaginar os temas de conversa destas senhoras durante este ritual .. "Oh Xica, com que então comesteis feijoada ontem não comesteis? abençoada ceroula, se não fossem elas vós já tinheis a casa pintada de castanho! ". Com o passar dos tempos e com a evolução natural da espécie, esta tradição passou a ser feita dentro de casa e longe dos olhares vizinhos, muito graças a uma invenção incrivelmente sofisticada  de seu nome : tanque de lavar roupa! A principal vantagem foi o facto das mulheres já não terem de partilhar umas com as outras se os seus maridos estavam na fase da mudança do pêlo (Basicamente, a chamada Cueca à Tony Ramos), se sofriam de uma condição genética a que eu dou o nome de Espirro Anal (doença onde a pessoa em questão ainda não percebeu qual o orificio certo por onde certos fluidos devem sair . .) ou até mesmo o fantastico fenómeno da cueca de 2 cores; amarela à frente e castanha atrás,  que por incrível que pareça, ainda acontece nos nossos dias. Obviamente que com o avançar dos dias, a humanidade iria resolver estas questões, com uma outra fantástica invenção : As lavandarias ! Estas surgem de 2 tipos; a 1ª , onde nós entregamos a nossa roupa suja num saco do lixo preto que mais parece ter um morto lá dentro que outra coisa qualquer, e ouvimos uma voz do outro lado balcão :
- Oi tudo bem? É prá lává ?! Com certeza sinhóra !
E temos depois as lavandarias tipo Self-Service, que para mim são os Ferraris das lavandarias, pois podemos levar o que quisermos, no pior estado de bio-degradação (Diarreia, vá . . .) possível, que é só entrar, escolher a máquina e enfiar lá para dentro aquilo que em tempos foram roupas, fechar a máquina, esperar 1h30m e voltar para buscar as peças prontas para mais uma semana de trabalho duro (no caso de alguns, trabalho mole . .) !

1 comentário:

  1. Bem graças a Deus houve estas evoluções todas, e além das ditas lavandarias, também inventaram uns produtos milagrosos para estes problemas, temos o blanka aquele da caixinha redonda esse quando limpa não à merda que lhe escape,vieram para ficar e as cuecas branquear, é só coloca-las na máquina nem se precisa de olhar para elas e esperar que o milagre aconteça, passado uma hora de lavagem!

    ResponderEliminar