sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Profissão : Cientista !




Há certas e determinadas situações que nos passam completamente ao lado todos os dias e nós nem damos por isso.  O que vou partilhar a seguir não tem nada a ver com isso, apenas achei que dava um tom mais filosófico à coisa. Acho no minimo curioso dizer-se que ser cientista é uma profissão ! Estamos a falar de indíviduos que passam a vida enfiados num laboratório, vestidos com batas brancas , rodeados de microscópios e  de tubos de ensaio cheios de liquidos fumegantes de várias cores."Um cientista, num sentido mais amplo, se refere a qualquer pessoa que exerça uma atividade sistemática para obter conhecimento", até aqui tudo bem, o problema vem a seguir; o que realmente fazem estes seres? Nada ! Vivem de bolsas dadas por instituições como a Fundação Luís Figo, que diga-se de passagem já gastou um balúrdio para descobrir como impedir que aquele bocadinho de xulé preto que teimosamente se aloja no cantinho do dedão dos pés apareça. Estas bolsas têm um tempo limite e quando está prestes a acabar, não é que o cientista aparece em público a dizer que conseguiu criar um feixe invisivel de protões e neutrões apenas com 3 cascas de laranja, uma pevide 3 gemas de ovo e 25ml de Sonasol ! Feixe esse que, de tão invisivel que é, ninguém o consegue ver , e dessa maneira arranja mais uma bolsa de 4 anos ! Como para mim quem tem bolsas são os cangurus, e como até à data nunca vi nenhum canguru de bata branca, não será por aì. De vez em quando lá aparece mais um cromossoma ou uma letra da sequência do ADN humano . . tudo muito giro e não sei quê, mas em vez de andarem a clonar ovelhas podiam descobrir qual o cromossoma que faz os politicos mentirem, o gene que faz os israelitas terem aqueles tufos de pêlos ridiculos por cima dos lábios a que chamam bigode ou até mesmo qual é a letrinha maldita da sequência de ADN  que faz com que as mulheres tenham dores de cabeça  e má disposição em certas e determinadas circunstâncias. Uma descoberta que eu achei absolutamente estafermal, foi o Acelerador de Partículas; demoraram 20 anos para construírem 27km de tubos e tuneis para, dizem eles, descobrirem o ínicio da humanidade ! Eh pá, até eu que não sou de levar as coisas muito a sério fiquei ofendido! Por muito interessante que seja, interessa-me muito mais saber para onde vou quando patinar do que saber como cá vim parar, até porque para isso basta-me agarrar nos tomates do meu pai e corta-los ao meio . . .

2 comentários:

  1. Pois é vida de cientista é dura!!!!E não se precisa ver o noticiário , basta ver dois episódios do CSI, que se consegue ter a perfeita noção do quão difícil é a vida destes seres, pois ainda está a começar o episódio já quase que tens o caso resolvido, na vida real é bem diferente eles precisam de 4 anos para inovar a técnica, e se puderem levar mais abençoada seja mais uma bolsa que por ai vem, quanto à cena das mulheres em dias estranho, com humores estranhos, eu também estou de acordo contigo, gostava de saber qual é o tipo pois , quando me desse uma crise dessas saber ao certo que droga tomar , pois o trifene são pintarolas para nós.....

    ResponderEliminar
  2. Eu sou a favor de irradicar aquela fatidica semana em que o homem vai à pesca ou vai ver as arvores de monsanto . . .os meses para as mulheres só deviam ter 3 semanas!

    ResponderEliminar