quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Gripe . . A ?



Começo a ficar um pouco aborrecido com tendência a ficar extremamente aborrecido a longo prazo com esta história da Gripe A. A razão principal não se prende com a doença em si, até porque ranho, febre e cagar fininho nunca fez mal a ninguém, mas o que me aborrece mesmo é o facto de se ter desperdiçado uma oportunidade única neste século de se dar um nome fantástico a esta doença. A gripe é uma constipação mais atrevidota, um resfriado com tuning. Porquê Gripe A ? o "A" é uma letra inofensiva, faz parte de palavras como Amor, Amizade, Adoro-te , entre outras . . era muito mais agressivo e apelativo, se por exemplo lhe chamassemos de  Gripe X . .  ou Gripe Z. Isto já para não ir ao extremo de lhe dar com o latim e lhe chamar Gripis Mortális ou coisa do género. Os antigos tinham mais originalidade na escolha dos nomes para as catástrofes epidémicas. Vejam lá se não chamaram à falta de vitamina C de Escorbuto! A Peste Bubónica por exemplo, se fosse nos nossos dias, muito provavelmente se chamaria de Peste B, ou a Peste Negra teria o nome de Manchinhas Escurinhas . .
Claro que a Gripe mata. Principalmente se dermos um tiro na cabeça e tivermos a gripe, claro que ela mata. Em Portugal a coisa funciona um pouco ao contrário; as pessoas vão ao hospital fazer tratamentos para melhorar a visão e saiem de lá cegas; recebem transfusões de sangue para salvar as vidas e de facto salvam as vidas, esquecem-se é de dizer que para isso temos de gramar o resto da vida com doenças incuráveis que fazem parte daquelas 2 ou 3 litrosas de sangue que nos injectaram. Agora pergunto eu ; se um gajo quisesse aumentar o pénis (ehhh calma lá, não tenho nada a ver com isso é só um exemplo , sempre fui conhecido pelo Barrote) supostamente ia ao médico pedir que lhe tirasse uns centímetros à posta de pescada para depois, no final, sair da sala de operações parecendo um autêntico Mastim Napolitano. As pessoas deviam ter muito medo de tomar o Tamiflu, pois seguindo a lógica, o mais certo é ficarem com ranho, febre e diarreia para o resto das suas vidas. No que toca à Gripe A propriamente dita, há uma coisa que a população não sabe. Dizem os especialistas para se usar uma mascara na boca e nariz para impedir a propagação do bichinho pelo ar, mas pelo que eu já vi, este propaga-se mesmo pela maça de Adão, aquele alto que temos na garganta, pois as pessoas usam todas as máscaras no pescoço. Estupidez ou conhecimento de facto ? Se estivessemos a falar de outro povo que não o português, eu hesitaria em responder a essa questão, mas como não estamos , cheira-me mesmo que é a bela da pura e dura estupidez lusitana, em latim estupidis lusitanis . . .

2 comentários:

  1. tudo não passa de um conjunto de farmaceuticas a espalhar o panico e a ganhar rios de dinheiro à custa do zé povinho otário. já agora, votei no lucílio baptista. nem sei porque razão está naquela lista!

    ResponderEliminar
  2. Tenho andado a espirrar para dentro de uma caixinha para um dia mais tarde abri-la na tua cara. O lucílio tá na votação porque ou era ele ou o Mackaulay Culkin . .

    ResponderEliminar