sábado, 19 de dezembro de 2009

O Natal





Todos os anos por volta do dia 25 de Dezembro , mais coisa menos coisa, é natal. É uma tradição que já nos acompanha há centenas de anos e que por isso, ninguem se debruça sobre ela. Excepto eu. O Pai Natal foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. O primeiro ponto a ter em atenção é o facto deste senhor de idade avançada, muito provavelmente imortal, entrar pela chaminé das pessoas. Acho uma tremenda falta de educação, já para não falar que acho bastante difícil que com uma pança do tamanho da que ele tem, consiga entrar pela porta da frente , quanto mais pela chaminé . E as pessoas ainda acham piada à coisa! Pior, ficam à espera que ele desça pela chaminé ! Ora, se eu visse um gajo qualquer, à meia noite, descer pela minha chaminé, munido com um saco para me afanar a casa, obviamente que lhe dava três ou quatro bastonadas no lombo. Mais valia ficar sossegado na sua casita, ver o telejornal, tomar os comprimidos para o colesterol e para os diabetes,  enfiar-se na cama e rezar para acordar no dia a seguir. Depois temos a questão da roupa ; parece-me óbvio que estamos a falar de um senhor que é sócio do Benfica, embora isso seja algo recente. Diz a história que a roupa do Pai Natal era verde, só passando a ser vermelha em 1931.  Isto leva-me a pensar que o facto do Sporting ter estado alguns anos sem ganhar campeonatos o terá feito mudar de ideias. Segundo esta lógica, o mais certo é um dia destes vermos o Pai Natal vestido de azul e branco e a trocar os bês pelos vês (vom natal e voas festas). Pelo que se sabe, vive na Lapónia, terra gelada onde -15ºC é o pico do verão. A meu ver, é uma opção errada para o Pai Natal, pois como é sabido, o frio dá cabo dos ossos e das articulações a um gajo, e a menos que tenha um bom ortopedista, cheira-me que deve andar sempre à rasca dos joanetes. Para mim o mais intrigante desta figura natalícia, é o facto de só haver "O Pai Natal". Não, não sou maluco, ou melhor, sou maluco, mas não neste caso. Passo a explicar; o que é feito da Mãe natal ? Já existiu ou não ? Para mim existem duas explicações possíveis : existiu uma Mãe natal sim , mas, devido aos sobejamente conhecidos efeitos que o frio têm sobre alguns apêndices do corpo masculino, o terá deixado e imigrado para a Califórnia onde com o calor, tudo arrebita; ou o nariz vermelho do Rudolfo, a rena do Pai natal, seja por andar a meter o nariz onde é chamado. É pena, porque era giro haver uma Mãe natal, uma Filha Natal, um Filho Natal, um Cão e um Gato Natal, em vez das renas tinhamos um Mercedes ou um BMW Natal, e por aí adiante. Mas não, em vez disso temos um velhote que ainda não descobriu um invento magnífico chamado Gillette, que cheira a peixe que tresanda e que deve ter a casa com brinquedos até ao tecto. Muito provavelmente não encontraremos calendários com meninas da Playboy na casa do Pai Natal; mais fácil será encontrarmos posters do ZooMarine ou do AquaShow, com bernardette, a leoa marinha, nas páginas centrais. Isto porque o seu romance com a Fátima Felgueiras não correu lá muito bem, pois ao que parece, o Pai Natal não gostou nada dela ter copiado a sua ideia. As únicas diferenças é que o saco da Fátima Felgueiras era azul e ao que tudo indica, conseguia carregar muito mais do que o saco do Pai Natal ! É a vida, Ho Ho Ho . . .

Sem comentários:

Enviar um comentário